Sábado, 05 de abril de 2025

PF prende oito acusados de fraudes na Sema.

As prisões ocorreram em Belém e Fortaleza (Foto: Marcelo Lelis)

Fim da linha para servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e empresários que atuavam em fraudes de processos ambientais. Ontem, a Polícia Federal (PF), através da Operação Térmita, conseguiu desarticular um grupo de pessoas que vinha cometendo crimes ambientais no Estado.

Dentre as oito pessoas que foram presas, três são empresários, um é advogado e os outros quatro são servidores estaduais da Sema. Entre os presos, está o engenheiro florestal da Sema, Edson Carvalho Brasil. Ele vistoriava as madeireiras do Estado e foi apontado pela polícia como o mentor das fraudes.

As prisões foram realizadas na manhã de ontem em Belém e Fortaleza. Cerca de 70 policiais federais do Pará participaram da ação, cumprindo oito mandados de prisão, sendo sete preventivas e duas temporárias. Os acusados foram encaminhados para a sede da PF e de lá seguiram para o Sistema Penal, onde aguardarão decisão da Justiça.

Segundo a polícia, a ação criminosa acontecia da seguinte forma: com a ajuda de funcionários da Sema, madeireiros e empresários conseguiam a aprovação ilegal de processos ambientais, como solicitações de vistorias, pedidos de licenças e cadastramento. “Os servidores facilitavam o esquema. Recebiam propina e em troca aprovavam processos ilegais.”, explicou o delegado federal Fernando Berbert.

Fonte: Diário do Pará.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! Os comentários liberados aqui são de TOTAL responsábilidade de seus autores!