“Turismo de Pesca em Novo Progresso.”

Em uma coluna especial do site Folha do Progresso a 'turismóloga' Bruna Scremin diz:

O estado do Pará é uma importante referência no Turismo de Pesca no Brasil. A pratica do Turismo de Pesca Esportiva está inserida no contexto do Turismo Ecológico, onde as áreas apropriadas para atividade engrandecem a aplicação da conceituação de conservação ambiental. Recentemente, foi realizado em Novo Progresso, o Festival de Pesca organizado pelo LIONS Clube de Novo Progresso, onde um dos principais objetivos desse evento é sensibilizar turistas e moradores locais da importância de controlar a pressão do homem sobre os recursos naturais.
Observa-se que o Turismo de Pesca é capaz de gerar desenvolvimento, principalmente em regiões remotas, devendo ser estimulado às pesquisas nas áreas de pesca, sensibilizando empresários do setor para a questão ambiental, treinar guias de pesca e criar parcerias com a Prefeitura Municipal para a realização de oficinas de pesca infantil nas escolas municipais.
De fato, a pesca e o turismo - duas vocações do Brasil - podem ser potencializadas se trabalhadas conjuntamente, haja vista a dimensão territorial, extensão costeira e hídrica e a diversidade de ictiofauna do país.

Capaz de gerar desenvolvimento, principalmente em regiões remotas, a pesca amadora concilia o turismo com a conservação do meio ambiente. A pesca amadora ocorre em todas as bacias hidrográficas do país, na região costeira e em áreas de mangue. Por isso, a atividade é concebida para causar o mínimo impacto ambiental. Aí reside uma das principais funções desempenhadas pelo PNDPA. Através do estímulo às pesquisas nas áreas de pesca, a sensibilização dos empresários do setor para a questão ambiental, o treinamento de guias de pesca, a realização de oficinas de pesca infantil e publicações educativas, o programa busca criar uma consciência que integra os mais variados interesses da sociedade.

Folha do Progresso.com


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! Os comentários liberados aqui são de TOTAL responsábilidade de seus autores!